A prefeitura de Dois Irmãos, no Vale do Sinos, divulgou, na tarde desta sexta-feira (12), que vai tomar "as medidas cabíveis" contra um evento denominado "Festa dos Solteiros", anunciado para esta noite do Dia dos Namorados.
"A desobediência à determinação legal e o encerramento do evento pode configurar crime e condução à Delegacia de Polícia. No artigo 268 do Código Penal consta que infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa", anunciou a prefeitura.
Segundo a prefeitura, "o convívio social não está proibido", mas recomenda que as saídas só sejam feitas por motivos essenciais e tomando as medidas de higiene necessárias que previvem do coronavírus.
"Algumas pessoas insistem em fazer confraternizações, colocando a saúde delas e de outras pessoas em risco. (...) Para que Dois Irmãos consiga manter o controle epidemiológico eficiente é necessário que, além das medidas de proteção e higiene, as pessoas tenham uma postura responsável levando em conta a alta capacidade de contágio do vírus", diz a nota do município.
O evento estava sendo divulgado nas redes sociais e em perfis do WhatsApp, e previa bebida liberada e entrada franca para mulheres, com início às 20h. No entanto, três viaturas da Brigada Militar compareceram ao local por volta das 23h e não encontraram ninguém.
No dia 22 de maio, uma festa clandestina foi interrompida pela polícia em Eldorado do Sul. Na noite de quinta-feira (11), cerca de 60 pessoas compareceram a um Jantar dos Solteiros em Alvorada, na Região Metropolitana. A polícia dispersou o evento organizado pela filha do vereador Júlio Pires (MDB). Ela foi conduzida até a delegacia, assinou um termo circunstanciado relativo a delito de menor poder ofensivo e responderá pelo crime contra medida sanitária preventiva, conforme o artigo 268 do Código Penal Brasileiro.