A Polícia Civil abriu inquérito para apurar um confronto entre PMs e criminosos que resultou em três mortes na madrugada desta segunda-feira (6) em Canoas, na Região Metropolitana. Três suspeitos, que estavam dentro de um veículo, foram mortos a tiros depois que fugiram de uma barreira e de atirarem contra os brigadianos. Nenhum policial ficou ferido.
Um inquérito foi aberto pelo delegado Thiago Carrijo, titular da Delegacia de Homicídios do município. A investigação é um procedimento padrão e cabe ao delegado apurar todas as circunstâncias do fato. Uma imagem gravada por uma mulher e veiculada em grupos de WhatsApp deve ser anexada ao inquérito. As primeiras informações indicam que o grupo estava em um Palio branco que não parou durante barreira policial que ocorre diariamente nas entradas da cidade ou de bairros onde há ações de organizações criminosas. Depois dos suspeitos terem efetuado um disparo contra a guarnição, houve perseguição e troca de tiros. O confronto final ocorreu na alça de acesso ao Viaduto da Mauá com a Avenida Guilherme Schell.
Dentro do automóvel, havia uma espingarda calibre 12. Os três integrantes do veículo morreram no local. Um deles foi identificado como Rivair Vaqueiro Machado Jr., 40 anos, com passagem pela polícia por clonagem e furto de veículos, furto geral e à residência, além de lesão corporal. A perícia foi acionada para a identificação dos demais envolvidos. A Delegacia de Homicídios ainda recebeu a informação dos PMs de que os suspeitos estariam planejando o ataque a integrantes de uma facção rival.
O comando da Brigada Militar de Canoas também abriu nesta segunda-feira um inquérito para apurar a conduta dos PMs durante a ação, mas informou que também é um procedimento corriqueiro para garantir a transparência dos fatos. Nenhum dos brigadianos teve arma recolhida ou ficará em serviço administrativo. Todos seguirão no policiamento ostensivo. O Serviço de Inteligência também trabalha para tentar identificar os outros dois criminosos e o real motivo pelo qual estavam na região onde houve o confronto.