A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informou que fechou ainda na sexta-feira (27) três tampas de esgoto que ficam do lado de fora, junto ao muro, da Penitenciária Modulada de Charqueadas, na Região Carbonífera. Um dia antes, três apenados do regime semiaberto foram flagrados tentando enviar drogas e celulares pelo local.
Uma ronda da Brigada Militar avistou os presos — que seriam do Instituto Penal de Charqueadas (IPCH), que é do regime semiaberto e fica nas proximidades da Modulada — tentando colocar pela saída de esgoto 25 celulares, drogas e joias. Os materiais estavam anexados a uma corda artesanal de 40 metros, feita com lençóis e roupas.
Os apenados fugiram no momento em que os policiais deram o alerta e três tiros de arma não-letal para o alto. O trio fugiu para dentro da área do IPCH.
A Susepe ainda instaurou procedimento interno para identificar os três presos e realizou uma revista no local com o objetivo de localizar algum material ilícito. A Brigada Militar registrou a ocorrência e a Polícia Civil tentou localizar imagens de câmeras de segurança para também tentar buscar a identidade dos detentos. A investigação continua.