Levantamento a Secretaria de Segurança Pública feito a pedido de GaúchaZH aponta que houve queda de até 66% nos crimes em duas semanas em Porto Alegre, após as ações de restrições na cidade em razão da pandemia de coronavírus. A reportagem obteve dados sobre os registros feitos por Brigada Militar e Polícia Civil.
Para comparação, foram levantados dados das últimas três segundas e terças-feiras: dias 9 e 10 de março, 16 e 17 e 23 e 24. Na primeira semana, quando ainda não havia restrições de circulação de pedestres e ônibus e funcionamento de estabelecimentos comerciais, foram registrados 686 crimes pela Brigada Militar e Polícia Civil, incluindo a delegacia online.
Nos dias 16 e 17 de março, foram computados 567 crimes na Capital. Na ocasião, algumas escolas começaram a adotar medidas restritivas e empresas começaram a liberar funcionários a realizar home office.
Já entre os dias 23 e 24, com os últimos decretos em vigor em Porto Alegre impedindo a abertura de comércios e escolas, entre outros, foram contabilizadas apenas 227 ocorrências, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Conforme o tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Junior, responsável pelo Comando de Policiamento da Capital, apesar dos registros bem mais baixos, muitas abordagens seguem sendo feitas. Além do mais, o perfil de ocorrências se alterou.
— Algumas pessoas nos ligam alertando sobre bares abertos e aglomerações. A gente dá um apoio, mesmo que isso não gere um crime — disse.
A reportagem tentou dados sobre os tipos de crimes que aumentaram e diminuíram no mês, mas a Secretaria de Segurança Pública não detalhou os registros.