Detentos da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, fizeram cinco reféns em uma rebelião na casa prisional na tarde deste sábado (25). Pequenos focos de incêndio, na galeria D, foram gerados pelos detentos, e já foram controlados pelos Bombeiros. Os reféns também estão detidos na casa prisional.
A polícia jogou bombas de efeito moral para dissipar o tumulto. A direção da penitenciária afirmou que não há feridos e a Susepe não se pronunciou oficialmente.
De acordo com um advogado que representa as famílias dos presos e não quis se identificar, os protestos começaram por volta das 11h30min, quando os detentos reivindicaram um espaço melhor para visitas na unidade prisional, que foi inaugurada há cerca de quatro meses. Além disso, eles também pedem que seja dada prioridade a famílias com crianças.
Os agentes penitenciários teriam se negado a atender as solicitações e evacuaram os familiares do interior da casa prisional. Desde então, os parentes estão mobilizados em frente ao presídio, protestando contra a falta de informações.