O ataque de criminosos durante a madrugada desta terça-feira (31) causou prejuízos e transtornos para a comunidade da Paróquia São José Operário, no bairro Fião, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Para entrar na igreja, os ladrões arrombaram oito portas e grades. Também destruíram parte de um vitral com uma imagem de Santo Antônio. Além de furtar dinheiro e equipamentos, os ladrões levaram alimentos que seriam doados a duas instituições.
O furto foi percebido pela manhã, por volta das 8h, quando uma funcionária da secretaria chegou na paróquia. Entre os equipamentos levados pelos ladrões está um aparelho de som e microfones, adquiridos recentemente. Eles seriam utilizados na celebração da missa na noite desta terça-feira. Ainda foram levados R$ 2 mil que estavam na secretaria.
Vizinhos da paróquia relataram ter visto movimentação dentro do prédio ao longo da madrugada. Para poder ingressar no local, os ladrões ainda desligaram a cerca elétrica. Dentro da igreja, reviraram armários e jogaram gavetas no chão. Alimentos que tinham sido armazenados para serem doados a duas instituições do município também foram levados. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município e será investigado pela Polícia Civil.