A chefia da Polícia Civil no Estado confirmou que a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Porto Alegre será reaberta na próxima quarta-feira (11). A unidade, que fica junto ao Palácio da Polícia, na Avenida Ipiranga, estava fechada desde agosto para obras de restauração. Inicialmente, o prazo para a conclusão dos trabalhos era de dois meses, só que problemas na estrutura do prédio adiaram a reinauguração.
Durante esse período, a apresentação de pessoas presas em flagrante ficou concentrada na 3ª DPPA, que fica na Rua Comendador Tavares, no bairro Navegantes, na Zona Norte. O local recebeu reforço policial para atender a demanda.
O novo espaço conta com uma sala para registros dos autos de prisão e outra para registro de ocorrência. Com isso, quem precisar fazer um boletim policial não ficará no mesmo ambiente que suspeitos de terem cometido algum crime.
— O balcão que existia foi eliminado, por exemplo. Agora, os flagrantes serão feitos em salas individualizadas. Isso vai proporcionar mais conforto, tanto para os policiais, quanto para o público externo — comentou a chefe do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa.
A cerimônia de reabertura está marcada para às 8h30min. O custo da obra foi de cerca de R$ 200 mil, provenientes de uma parceria com a Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, que destinará a verba, e o Rotary Club Integração de Porto Alegre.