As obras na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Porto Alegre, na Avenida Ipiranga, junto ao Palácio da Polícia, atrasaram e só devem estar concluídas no começo de novembro. Os trabalhos tiveram início em agosto.
De acordo com o delegado Rodrigo Reis, diretor das DPPAs da capital, inicialmente o prazo de conclusão era de dois meses, ou seja, deveria estar encerrando agora. No entanto, problemas na estrutura do prédio adiaram a reinauguração.
– Como o prédio é antigo, encontramos ao longo das obras alguns problemas estruturais que não tínhamos como prever. Isso fez com que o cronograma atrasasse um pouco – explicou.
Quando concluída, a delegacia terá espaços separados para registros dos autos de prisão em flagrante e boletins de ocorrência, com colocação de portas exclusivas para cada demanda. Dessa forma, a pessoa que for registrar uma ocorrência, não terá que ficar no mesmo ambiente de suspeitos presos. Segundo a Polícia Civil, a reformada vai proporcionar mais conforto para a população e agilidade nos atendimentos.
O custo estimado é de R$ 200 mil, oriundos de uma parceria com a Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas — que destinará a verba — e o Rotary Club Integração de Porto Alegre.
Enquanto isso espaço segue fechado, a apresentação de presos em flagrante é concentrada na 3ª DPPA, que fica na Rua Comendador Tavares, 381, no bairro Navegantes, na zona norte. O local recebeu reforço de mais policiais para atender a demanda.
Para o público em geral, que costuma buscar atendimento no local, a orientação é para se deslocar até as seguintes delegacias:
- 1ª DP (Rua Riachuelo, 613)
- 2ª DP (Avenida Getúlio Vargas, 1.250)
- 10ª DP (Rua Jacinto Gomes, 43)
- 17ª DP (Avenida Voluntários da Pátria, 1.500)