A Polícia Civil divulgou, nesta quarta-feira (20), as imagens de câmeras de segurança do confronto na orla do Guaíba, ocorrido em 29 de setembro, que terminou na morte de Haderson Júnior Martins Floriano, 17 anos. O adolescente levou socos, pontapés e foi atingido por golpes de garrafa quebrada e de um objeto perfurante. O motivo do crime foi uma série de provocações, que teriam sido iniciadas por ele mesmo, segundo a investigação, enquanto os envolvidos ingeriam bebidas alcoólicas e gritavam os nomes de duas facções criminosas do Estado que atuam no tráfico de drogas.
O confronto que resultou no homicídio ocorreu por volta das 23h30min, em um ponto a cerca de 150 metros da Usina do Gasômetro. No dia do crime havia uma viatura da Guarda Municipal nas proximidades, mas a confusão teria ocorrido muito rapidamente, não passando de três ou quatro minutos conforme análise policial das imagens. Vídeos feitos por jovens que estavam no local também fora analisados e anexados ao inquérito.
Três pessoas estão sendo responsabilizadas pelas agressões e pelo homicídio. Dois adultos tiveram prisão preventiva decretada e já foram denunciados pelo Ministério Público e um adolescente teve pedido de internação já encaminhado à Justiça. Um adulto está preso e o adolescente, com passagem pela polícia por outro homicídio, foi apreendido. Já o autor dos golpes, Ygor Rodrigues Dupont, 22 anos, que tem antecedentes por ameaça e lesão, está foragido. Além disso, a Justiça aceitou a denúncia da Promotoria e os dois adultos são réus na 2ª Vara do Júri da Capital, respondendo pelo crime do homicídio qualificado.
Após o fato, Brigada Militar e Guarda Municipal reforçaram a segurança na região.