A Polícia Civil tenta esclarecer as circunstâncias que levaram um homem a invadir um salão de baile e matar três pessoas na tarde deste domingo (3), em Sério, cidade com 2 mil habitantes no Vale do Taquari. Outras duas pessoas foram atingidas — uma delas o próprio pai do atirador, que foi baleado no abdômen e está internado em estado grave.
O atirador, Vanderlei Matthes, 32 anos, foi morto após confronto com a Brigada Militar. Segundo o delegado Augusto Cavalheiro Neto, ele não possuía antecedentes criminais e era conhecido na região do ataque.
— Se fosse em uma cidade maior, poderia se chamar de atentado — descreveu o delegado.
Matthes foi até o local usando uma pistola com três carregadores, com 18 tiros cada. Foram pelo menos 43 disparos contra cinco pessoas que jogavam cartas no salão. Uma sexta pessoa foi poupada pelo atirador, que pediu para que ela chamasse a Brigada Militar, pois queria atacar policiais também, conforme a vítima.
Segundo o delegado, Matthes aguardou a chegada da Brigada no local e disparou três vezes contra a viatura. Os PMs reagiram e mataram o homem.
Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados. O pai do atirador está internado em estado grave. O outro baleado foi atingido em uma das pernas e não corre risco.