A Polícia Civil confirma que foram levados 150 quilos de explosivos em dois furtos a empresa de Butiá, na Região Carbonífera. Na primeira ação, na noite de domingo (27), criminosos conseguiram levar 50 quilos. Na madrugada de terça-feira (29), mais 100 quilos do material foram retirados de um contêiner da empresa Copelmi Mineração, que fica na BR-290.
Os explosivos são usados pela Copelmi para detonação de minas de carvão em Butiá e em Arroio dos Ratos.
O titular da Delegacia de Polícia de Butiá, delegado Carlos Oneo Ferreira, afirma que ainda não foi possível identificar os criminosos. Segundo ele, as imagens das câmeras da empresa não permitem o reconhecimento dos autores do crime.
— Nossa maior preocupação é o efeito que isso pode causar na rua. Se isso for usado por alguém que tenha alguma expertise, pode causar um estrago grande. Estamos bem preocupados. Essa investigação é nossa prioridade total — afirma o delegado.
Segundo Ferreira, apesar do peso dos explosivos, o volume da quantia levada não é grande, o que facilitaria aos criminosos esconder o material.
De acordo com a Brigada Militar, no domingo, três indivíduos teriam entrado a pé pelos fundos da empresa e retirado a grade de proteção do contêiner de armazenamento dos explosivos. Para acessar o local onde estava o material, os criminosos quebraram os sistemas de alarme e de detecção de movimento.
A BM informa que equipes do Policiamento Ostensivo e do Pelotão de Operações Especiais do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram orientadas a redobrarem a atenção na área bancária das cidades da Região Carbonífera. O Exército também foi informado sobre o furto dos materiais.
Informações a respeito do caso podem ser compartilhadas com a Polícia Civil de forma anônima pelo Disque-Denúncia: 0800-510-2828.