O adolescente que esfaqueou um estudante em frente a uma escola em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi apreendido pela Polícia Civil na última sexta-feira (25). Ele deve responder por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio. Os dois envolvidos têm 16 anos — por serem menores de idades, os nomes dos envolvidos não são divulgados. A vítima, que teve ferimentos superficiais, foi atendida e liberada no mesmo dia da agressão, que ocorreu na última quarta (23).
Conforme o delegado Márcio Niederauer, que conduz a investigação, o adolescente teria agredido o estudante por ciúme da namorada, que é colega da vítima.
— (O agressor) Só cessou os golpes por causa da intervenção de um guarda municipal e de alunos da escola. Isso foi relatado por todas as testemunhas que ouvimos, inclusive pela namorada do agressor, que estava no local naquele momento — afirma o delegado. — Além disso, ele (agressor) havia encaminhado um vídeo à vítima, a ameaçando de morte. Depois do crime, enviou novamente mensagens reforçando as ameaças. Não temos dúvidas de que a intenção era de cometer homicídio.
Na manhã da última quarta, o estudante de uma escola no bairro São José foi agredido no braço e nas costas com um canivete. A ação ocorreu em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfina J.M. Diefenthäler. Segundo a polícia, um agente da Guarda Municipal e demais jovens que estavam no local teriam ajudado a apartar a briga.
De acordo com o delegado, o adolescente foi encontrado na sexta-feira, escondido na casa de um familiar em Novo Hamburgo. Em depoimento, ele ficou em silêncio. O agressor apreendido foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), onde ficará detido de forma provisória. A apuração do crime deve ser concluída nesta semana.