Ao comentar a tendência de queda verificada nos últimos meses nos números da criminalidade, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o vice-governador do Estado e responsável pela pasta, Ranolfo Vieira Júnior, adiantou a promoção de vagas no sistema prisional nos próximos dias. Segundo ele, serão disponibilizadas 288 vagas na Penitenciária de Canoas (Pecan 2), na Região Metropolitana, após o incêndio na casa prisional.
— Temos um déficit de 17 mil (vagas). Não se tem como de um dia para o outro gerar isso. Vamos inaugurar em breve a Penitenciária de Sapucaia, está 93% pronta. Na semana que vem, uma reforma na Pecan de Canoas vai nos dar mais 288 vagas. Então, a curto prazo estaríamos gerando 888 vagas — avaliou o secretário em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
Há mais de um ano, 267 vagas estavam interditadas no complexo após as chamas atingirem duas galerias, danificando as redes hidráulica e elétrica. O incêndio teria sido provocado por presos que não concordaram com regras impostas, como uso de uniforme.
O espaço, com capacidade para 128 presos em cada galeria, é uma área chamada de seguro, reservada para detentos que não podem conviver com outros, como os condenados por crimes sexuais.