
A Polícia Civil realiza operação, nesta quinta-feira (5), para combater crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres. Estão sendo cumpridos 78 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão em diversas cidades do Estado.
A chamada Operação Vênus conta com a participação das 22 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) do Rio Grande do Sul.
No total, 152 policiais civis participam da ação. Eles também estão verificando 49 casos de medidas protetivas de urgência — o objetivo é conferir se os agressores não se aproximaram mais das vítimas após decisões judiciais.
A delegada Tatiana Bastos, da Deam de Porto Alegre e que coordena a ação no município, diz que estão sendo feitas ainda 163 verificações de denúncias de violência doméstica em todo o Estado. Só na Capital, foram cumpridos 20 mandados de busca, quatro de prisão preventiva e 30 verificações de denúncias.
Durante coletiva à imprensa, no Palácio da Polícia, a delegada Tatiana informou que, até as 10h45min, havia sete presos em todo o Estado e 11 armas apreendidas. No entanto, ela informou que as buscas pelos suspeitos continuam durante todo o dia.
As prisões ocorreram em Alvorada (1), Pelotas (2), Porto Alegre (2), Santo Ângelo (1) e Lajeado (1).
Mandados de prisão
São 26 mandados de prisão preventiva sendo cumpridos na operação. As cidades que mais tiveram ordens judiciais deste tipo foram Porto Alegre e Santa Maria, cada uma com quatro mandados.
No entanto, possíveis prisões em flagrante, se ocorrerem, serão divulgadas ao longo da manhã desta quinta-feira. Segundo a Polícia Civil, conforme os locais onde há Delegacias da Mulher, os municípios que tiveram prisões são os seguintes:
- Alvorada - 1 mandado de prisão
- Bagé - 3 mandados de prisão
- Bento Gonçalves - 2 mandados de prisão
- Canoas - mandados de busca e verificações
- Caxias do Sul - 1 mandado de prisão
- Cruz Alta - mandados de busca e verificações
- Gravataí - 1 mandado de prisão
- Ijuí - mandados de busca e verificações
- Lajeado - 1 mandado de prisão
- Montenegro - mandados de busca e verificações
- Novo Hamburgo - mandados de busca e verificações
- Passo Fundo - 1 mandado de prisão
- Pelotas - 2 mandados de prisão
- Porto Alegre - 4 mandados de prisão
- Rio Grande - 2 mandados de prisão
- Santa Cruz - mandados de busca e verificações
- Santa Maria - 4 mandados de prisão
- Santa Rosa - 1 mandado de prisão
- Santo Ângelo - 1 mandado de prisão
- Uruguaiana - mandados de busca e verificações
- Viamão - mandados de busca e verificações