A Polícia Federal (PF) deflagrou operação, na manhã desta quinta-feira (22), para desarticular um grupo suspeito de planejar atentados contra agentes da corporação que atuam no sul do Estado. A ofensiva, chamada Praesidium, ocorreu nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande.
Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos — sendo um deles na Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg). Cerca de 30 policiais federais e agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participaram da ação.
Até as 9h30min, uma pessoa havia sido presa em flagrante por porte de arma de fogo. O nome do detido não foi divulgado.
Segundo a PF, um inquérito foi instaurado em junho após a corporação receber informações que indicavam uma combinação entre um detento da Perg e pessoas de Santa Vitória do Palmar. Conforme a investigação, o grupo planejava matar policiais federais que atuam no combate ao tráfico de drogas.
A ação seria uma represália às ações da PF na região, como as operações Anjos da Praia e Strike, que resultaram na prisão de mais de 100 pessoas por tráfico de drogas e na apreensão de cerca de três toneladas de entorpecentes entre os anos de 2016 e 2019.
Ainda segundo a investigação, os criminosos estariam planejando uma emboscada em Santa Vitória do Palmar para matar um policial federal.
O nome da operação corresponde à palavra latina que significa "proteção" e da qual também se originou a palavra "presídio". O termo escolhido remete à necessidade de proteção de todos os envolvidos no combate à criminalidade e ao compromisso institucional de proteger a integridade de seus servidores.