Uma ação realizada pela Polícia Civil no final da noite desta terça-feira (27) no bairro Passo d'Areia, na zona norte de Porto Alegre, resultou na descoberta de um laboratório de crack e na prisão de um foragido do sistema prisional de Santa Catarina. No local, foram apreendidos 4,5 quilos da droga e mais 6,5 quilos de insumos.
O responsável pela investigação, delegado Thiago Bennemann, titular da 1ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), diz que o suspeito preso seria responsável pelo fornecimento de entorpecentes para o laboratório. Ele foi identificado como Fernando Zamperetti Schepke, 37 anos.
Schepke estava foragido desde 2011, quando fugiu junto com outros 12 apenados da Unidade Prisional de Imbituba, no litoral sul catarinense. Ele tem condenações por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Também já havia sido preso anteriormente pela polícia de Santa Catarina, na mesma região onde esteve detido, com cerca de 20 quilos de cocaína.
Sobre o laboratório, Bennemann afirma ser um local para produção artesanal de entorpecentes. Além da droga e dos insumos, foram localizados um contador de cédulas, formas para produção de tijolos de crack, empacotadoras, balanças de precisão, celulares, anotações sobre contabilidade e contatos ligados ao tráfico, bem como dinheiro — o valor total ainda não foi divulgado.
— A prisão ocorreu no decorrer de investigações que apuravam a prática do crime de tráfico de cocaína e crack em grande escala, mediante sua distribuição no atacado para diversos traficantes na Região Metropolitana — explicou o delegado.
GaúchaZH tenta contato com a defesa do preso para contraponto.