A 1ª Vara Federal de Rio Grande, no sul do Estado, condenou duas pessoas pelo crime de tráfico internacional de drogas. Um dos réus foi condenado a seis anos, seis meses e 22 dias de reclusão, e o outro, a quatro anos e dois meses — ambos em regime inicialmente fechado.
O caso que levou à condenação aconteceu em dezembro de 2018 no posto de fiscalização da aduana do Chuí. Policiais federais pararam um veículo suspeito, após o reconhecimento do motorista como integrante de uma organização criminosa que foi alvo da operação Strike, realizada para coibir o tráfico de drogas com destino ao Uruguai. No carro os agentes encontraram 99,25 quilos de maconha distribuída em duas bolsas e uma mala de viagem.
Além dos presos, um adolescente foi apreendido — no telefone celular que estava com ele, foram encontrados arquivos de áudio que demonstrariam que todos sabiam o que estavam transportando e haviam combinando previamente valores cobrados para a realização da viagem, preço da droga e o local da entrega.
Além do crime de tráfico de drogas, atribuiu-se aos réus a prática do delito de corrupção de menores pelo envolvimento de um adolescente. Os nomes da dupla não foram divulgados e a decisão ainda cabe recurso.