O terceiro suspeito de participar do assalto a uma padaria, em Vera Cruz, que resultou na morte de um empresário, foi preso nesta segunda-feira (15), em Santa Cruz do Sul. Conforme o delegado, Paulo Cesar Schirrmann, que investiga o caso, o homem, que nega o envolvimento no crime, seria o responsável por disparar contra Everton Schuh, 44 anos, que morreu no local. Ele era proprietário do estabelecimento.
A polícia havia combinado com advogado e familiares que o homem se entregaria nesta segunda. Na noite de sábado (13), a Brigada Militar (BM) havia prendido outros dois suspeitos de envolvimento da ação. O trio está no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. A identidade deles não foi divulgada.
Um dos suspeitos, que seria o motorista do Chevrolet Corsa utilizado na fuga, confessou o crime — ele também teria indicado os nomes dos comparsas para a polícia. O outro homem, que seria o mentor do assalto, e o que foi preso nesta segunda, negam a participação. O inquérito deve ser concluído em 10 dias.
O assassinato ocorreu quando um bandido invadiu a padaria Roque Schuh, anunciou o assalto e roubou dinheiro do caixa — a quantia ainda não foi confirmada. Por estar no local almoçando com a família, Schuh orientou que os clientes se protegessem. Logo em seguida, o ladrão teria fugido a pé por uma rua lateral e foi perseguido pelo empresário, que pegou o carro para alcançá-lo.
Metros depois, em uma rua lateral, o empresário encontrou o homem quando ele estava entrando em um carro para fugir. O bandido reagiu atirando contra Shuh, que morreu no local.
Um dos homens detidos no sábado havia abandonado o carro poucas horas após o assalto, e teria dado parte do roubo do veículo para se eximir da responsabilidade, de acordo com a BM. Entretanto, os policiais desconfiaram da versão e o prenderam.
De acordo com o delegado, o laudo inicial da perícia indica que Schuh foi atingido com um tiro nas costas e morreu no local. O disparo teria atingido o pulmão e demais órgãos. O calibre da arma utilizada ainda é investigado.
Familiares e amigos lamentaram a perda
Nascido em Venâncio Aires, Everton era casado e pai de duas filhas. Além do negócio em Vera Cruz, tinha uma padaria também em Santa Cruz do Sul, município vizinho.
Nas redes sociais, os amigos e familiares de "Gucho", como era conhecido, lamentaram a perda.
No perfil do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, onde o empresário foi patrono, foi publicada uma nota de despedida:
"Choramos a partida do nosso filho, amigo, irmão, pai, dançarino, tradicionalista, membro da patronagem e incentivador a tradição. Fica o legado, fica os momentos compartilhados, fica o exemplo, fica a lembrança, fica o nó na garganta, fica a revolta, fica corações partidos, fica o consolo, fica a saudade...Falta a presença!"