O local do novo centro de triagem de presos do Rio Grande do Sul deve ser definido em 60 dias. A informação foi divulgada, por meio de nota, pela Secretaria Estadual da Administração Penitenciária. Na manhã desta sexta-feira (19), presos aguardavam por uma vaga no sistema prisional sentados no chão do estacionamento da Central de Polícia Civil de Canoas, na Região Metropolitana. Ao todo, 51 detentos estavam na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da cidade — são 36 acima do limite do local, que é de 15 vagas.
O novo centro de triagem foi anunciado pelo secretário Cesar Faccioli na segunda-feira (15). Na ocasião, ele declarou que o espaço seria inaugurado em breve. Em nota, o governo afirmou que o novo centro “deve eliminar, de uma vez por todas, o uso de viaturas e de delegacias como locais de tutela de presos”.
Um levantamento do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Ugeirm), realizado nesta sexta, aponta que ao menos 162 presos estão em delegacias da Região Metropolitana, Litoral e vales do Sinos e Paranhana.
Confira a íntegra da nota
"A Secretaria da Administração Penitenciária e a Susepe continuam trabalhando de forma ininterrupta, 24 horas por dia, através do "Sistema Desep Vagas", na identificação de vagas para absorver o excedente da população carcerária. Desde o início de 2019, já são que 9 mil pessoas presas encaminhadas ao Sistema Prisional. O número é mais de 30% maior do que o mesmo período de 2018. Ainda assim não o suficiente para eliminar o problema dos presos em viaturas e DPs. Paralela às ações emergenciais, vimos trabalhando na recuperação das galerias incendiadas da Penitenciária de Canoas, que podem gerar quase 300 vagas. Esperamos entregar até o final deste mês o Presídio de Bento Gonçalves (420 vagas) e o albergue Miguel Dario (120 vagas). Até o final do ano, será concluída a obra da Penitenciária de Sapucaia, com 600 vagas previstas e até o meio de setembro, receberemos um lote completo de 1.800 novas tornozeleiras para uso nos apenados da região da Grande Porto Alegre que obtiverem progressão de pena. No próximo dia 15 de agosto, retomaremos a audiência de conciliação com o Sistema de Justiça, buscando um acordo definitivo sobre o tema, que não comprometa a segurança dos presos e nem da população. E, em 60 dias, esperamos ver definido o local para o novo centro de triagem, com uma estrutura modelar, eliminando de uma vez por todas o uso de viaturas e DPs como locais de tutela."