Um policial à paisana reagiu a uma tentativa de assalto a um ônibus em Porto Alegre e matou um suspeito na noite desta segunda-feira (17). O suposto comparsa do assaltante acabou detido pelo policial.
O ataque de dois criminosos — que não tiveram os nomes divulgados — ocorreu no coletivo da linha R31 (Rápida Bento) por volta das 21h40min, no momento em que o ônibus estava na Avenida Bento Gonçalves, na Zona Leste.
Segundo o cobrador, de 48 anos, que não quis se identificar, um dos criminosos estava armado e exigiu que os passageiros entregassem os celulares.
— Ele vinha com a arma em punho e ameaçando todo mundo, enquanto o outro vinha recolhendo (os pertences das vítimas) — contou.
O cobrador disse ainda que os criminosos falaram para a motorista seguir o trajeto normalmente, inclusive, parando nos pontos, para que mais passageiros entrassem no veículo — que já estava lotado.
De acordo com o trabalhador, após pegar todos os celulares, o criminoso que estava armado teria se sentado em um banco próximo à roleta do ônibus. Foi nesse momento que ele teria sido atingido por um tiro, disparado pelo policial à paisana que também estava no ônibus. O assaltante morreu no local.
A motorista do ônibus, em estado de choque, foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).