Entre a noite de sexta-feira (7) e a madrugada deste sábado (8), a Polícia Civil apreendeu 18 quilos de maconha em Osório, no Litoral Norte gaúcho. A ação faz parte da Operação Bloqueio, do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) – ação constante para combater o ingresso de drogas na região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo o delegado Thiago Benemann, da 1ª Delegacia do Denarc, o entorpecente provavelmente seria encaminhado para a Capital, mas não se descarta que poderia ser entregue para traficantes do Litoral. A droga seria de uma facção criminosa que tem base na zona leste da Capital.
A maconha estava em um local monitorado pelos agentes, nas proximidades de um imóvel às margens da Estrada do Mar. Não houve prisões, mas a polícia já tem suspeitos identificados. A investigação continua e, por isso, não estão sendo repassados maiores detalhes sobre a apreensão.
— O objetivo agora é apurar a origem desta droga. A Operação Bloqueio busca identificar remessas de drogas enviadas para a Grande Porto Alegre — diz Benemann.
Em maio, na BR-116 e próximo à BR-448, em Canoas, o Denarc apreendeu mais de 40 quilos de maconha em duas ações desta operação permanente. Em um dos casos, em troca de tiros com os traficantes na BR-116, um dos criminosos morreu.