A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (10), operação em cinco cidades da Região Metropolitana para desarticular uma quadrilha que assaltava a mão armada pedestres em Canoas. Após prender temporariamente quatro suspeitos e de apreender um adolescente, a 4ª Delegacia do município divulgou em coletiva de imprensa que o grupo foi responsável por mais de 20 roubos nas ruas da cidade desde o mês de janeiro.
O delegado Thiago Lacerda, responsável pelo caso, acredita que possa haver muitos mais casos e espera que as vítimas procurem a delegacia para identificação dos presos. Além disso, ele está entrando em contato com delegados de cidades vizinhas pelo fato de que o grupo agia em determinados períodos por região.
— Eles atacam em algumas ruas por alguns dias e depois trocam de lugar, devido à desconfiança das vítimas e também para evitar possível reação policial. Já temos informações apuradas de que eles também atuaram em outras cidades, mas, por enquanto, temos que entrar em contato com as polícias dos municípios em que eles também teriam roubado pedestres — ressalta Lacerda.
Na chamada Operação Andarilho, participaram 45 policiais no cumprimento de 13 mandados judiciais, sendo oito de busca e apreensão, quatro de prisão e um de apreensão de adolescente. Os nomes dos detidos não foram divulgados.
A ação ocorreu nas cidades de Canoas, onde teve o apoio da Secretaria de Segurança do município, Alvorada, Guaíba, Eldorado do Sul e Porto Alegre. A investigação continua e os bandidos tinham como objetivo principais roubar celulares, dinheiro e cartões das vítimas.