A 1ª Procuradoria de Justiça Militar ofereceu denúncia à Justiça Militar, nesta sexta-feira (10), contra 12 militares pelo homicídio do músico Evaldo Rosa dos Santos e do catador Luciano Macedo, em 8 de abril de 2019, no Rio de Janeiro.
Eles também são acusados de tentativa de homicídio de Sergio Gonçalves de Araújo, o carona no veículo, padrasto da esposa de Evaldo. As informações são do portal Extra.
"A conduta dos denunciados desrespeitou o padrão legal de uso da força e violou regras de engajamento previstas para operações análogas, em especial o emprego da força de forma progressiva e proporcional e a utilização do armamento, sem tomar todas as precauções razoáveis para não ferir terceiros. Sendo assim, os denunciados incorreram no crime tentado de homicídio qualificado por meio de que possa resultar perigo comum", afirmou o Ministério Público Militar (MPM).
Desde o começo de abril, nove militares estão presos. Os promotores não pediram a prisão dos três militares que estão em liberdade.
Conforme o MPM, os militares não prestaram socorro imediato às vítimas e irão responder também pelo crime militar de omissão de socorro. O catador Luciano Macedo só foi socorrido quando uma ambulância chegou ao local — antes de morrer, ele ficou internado por 11 dias em um hospital.
De acordo com um levantamento realizado pelo Exército, os militares dispararam 257 tiros de fuzil e de pistola. Com as vítimas, não foram encontradas armas ou nenhum objeto suspeito. Para o MPM, os militares confundiram o carro de Evaldo com o de criminosos que haviam assaltado um carro branco pouco antes.
Denunciados
Foram denunciados o tenente Ítalo da Silva Nunes Romualdo, o sargento Fábio Henrique Souza Braz da Silva, o cabo Paulo Henrique Araújo Leite e soldados Gabriel Christian Honorato, Matheus Santanna Claudino, Marlon Conceição da Silva, João Lucas da Costa Gonçalo, Leonardo Oliveira de Souza, Gabriel da Silva de Barros Lins, Vítor Borges de Oliveira e Wilian Patrick Pinto Nascimento. Todos eles são lotados no 1º Batalhão de Infantaria Motorizado, na Vila Militar.