A imprensa tem papel fundamental na conscientização da sociedade. Por isso, Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) lançou uma campanha que tem como mote o tema "1 segundo contra a violência — Você decide se ela avança". O objetivo é unir veículos de comunicação em uma cruzada contra o aumento da violência que tira o sono dos gaúchos.
— É imprescindível a unidade de todos os veículos, TV, rádio e jornal, sob a condição de termos um Estado mais pacífico. Temos de ver os meios de comunicação de massa de mãos dadas com as famílias. Todos os veículos unidos podem mudar a questão da falta de segurança — afirma o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão.
O lançamento da mobilização ocorreu na manhã desta terça-feira (7), na sede da Agert, em Porto Alegre. O Grupo RBS foi representado pelo diretor-executivo de Marketing, Marcelo Leite. Estiveram presentes, ainda, profissionais dos grupos Record, Pampa, Bandeirantes e SBT e da Associação de Diários do Interior (ADI).
O encontro também reuniu autoridades do governo do Rio Grande do Sul, como o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, e o secretário de Comunicação adjunto do Rio Grande do Sul, Adriano Lopes. O procurador-geral de Justiça licenciado, Fabiano Dallazen, também marcou presença.
— Nos últimos 10 anos aconteceram mais de 500 mil homicídios no Brasil. Nenhuma guerra no mundo matou tanta gente. Este dado, por si só, demonstra a importância dessa iniciativa — afirmou o vice-governador.
Segundo a Agert, a campanha não terá custos e deve começar a ser veiculada nesta quarta-feira (8).