A Polícia Civil encaminhou no começo da tarde deste sábado (30) pedido de prisão do motorista escolar suspeito de matar uma adolescente em Catuípe, na Região das Missões. Maria Eduarda Zambom, 15 anos, havia desaparecido na sexta-feira (29) ao sair de casa para ir à escola. O corpo dela foi localizado em uma área de mata.
Segundo o delegado Gustavo Arais, a solicitação de prisão temporária e de custódia do suspeito no Hospital de Caridade de Ijuí, onde está internado, foi encaminhada até o Fórum de Catuípe para ser entregue ao Judiciário. O suspeito está hospitalizado em estado grave. Ele foi encontrado na tarde de sexta-feira com um ferimento no pescoço.
— A suspeita é de que ele tenha tentado se matar, após cometer o crime — afirmou o delegado Arais.
Conforme o registro do desaparecimento, a garota costumava usar transporte escolar todas as manhãs para ir ao colégio. Na sexta-feira, no entanto, o motorista teria chegado ao local em seu veículo particular.
— Ele veio de carro, disse que o ônibus estava quebrado, pegou ela de carro e levou a minha sobrinha — relatou o tio da menina, Paulo César da Silva à Rádio Jornal da Manhã.
A polícia acredita que ele tenha levado a menina neste carro até o local do crime, no interior do município.
— Inocentemente ela embarcou no veículo dele — relatou o delegado.
Perto do veículo do suspeito, abandonado no interior do município, foi encontrada a mochila de Maria Eduarda. Uma blusa dela também foi localizada ainda na sexta-feira. A cena do crime indica que a vítima teria tentado escapar correndo.
Família chegou a procurar suspeito
No início da tarde de sexta-feira, como Maria Eduarda não retornou da escola, a mãe foi procurar pela filha. Ela descobriu que a menina não tinha chegado até o colégio. Os familiares seguiram até a casa do motorista, que também não foi localizado. Eles então registraram o caso na polícia.Durante a tarde, o homem, que não teve o nome divulgado, foi encontrado no interior do município, com o ferimento. Ele não pode ser ouvido até o momento porque passou por cirurgia e está sedado.A perícia deve indicar a causa da morte de Maria Eduarda, mas a suspeita inicial é de que ela tenha sido estrangulada. A polícia também solicitou análise pericial para verificar se a menina foi vítima de violência sexual.
O transporte
Ainda segundo a Polícia Civil, o transporte escolar usado pela vítima era um serviço oferecido pelo município. O suspeito atuava como motorista de ônibus há cerca de 20 anos. Ele possuía antecedentes por ameaça e por contravenção por conta do porte de uma faca, considerada arma branca. A reportagem de GaúchaZH tenta contato com o prefeito de Catuípe, Joelson Baroni.