A partir desta segunda-feira (11), os quatro acusados do homicídio de Bernardo Uglione Boldrini, que aconteceu em abril de 2014, serão julgados em júri popular no Fórum de Três Passos.
Quase cinco anos depois de o corpo ter sido encontrado em Frederico Westphalen, a madrasta dele, Graciele Ugulini, o pai, Leandro Boldrini, a amiga de Graciele, Edelvânia Wirganovicz, e o irmão dela, Evandro Wirganovicz, sentarão no banco dos réus. Eles respondem por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
O julgamento será realizado em Três Passos, a partir das 9h30min, e será conduzido pela juíza Sucilene Engler Werle. A Brigada Militar preparou um esquema de segurança para evitar a aglomeração de pessoas nas proximidades do prédio. De acordo com o Tribunal de Justiça, o julgamento deve durar uma semana.
JURADOS
A ESCOLHA
Sete pessoas da Comarca de Três Passos, que inclui também os municípios de Bom Progresso, Tiradentes do Sul e Esperança do Sul serão responsáveis por dizer se os réus são culpados ou inocentes pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver. Farão parte do conselho de sentença.
A ROTINA
O grupo ficará em um hotel, em Três Passos, até o fim do júri – que tem previsão de durar até cinco dias. Não poderão ter qualquer tipo de comunicação, seja com outros jurados ou outra pessoa. Só poderão falar com o oficial de Justiça responsável e o assunto não poderá ser o julgamento. Não terão acesso a telefone, internet, TV, rádio ou jornal.
TESTEMUNHAS
Irão depor 18 testemunhas. O Ministério Público (MP) indicou cinco; a defesa de Boldrini, 9 (uma delas também arrolada pelo MP); e a defesa de Graciele, quatro. Os advogados de Edelvânia e Evandro não indicaram testemunhas. Os nomes são mantidos em sigilo.
LOCAL
O salão do júri do Foro de Três Passos fica no 2º andar do prédio, na Avenida Júlio de Castilhos, no Centro. Comportará 70 pessoas. Desses lugares, 25 serão reservados para a imprensa, membros do MP e do Tribunal de Justiça. Os outros 45 serão para o público em geral. Terão prioridade os familiares da vítima e dos acusados. Para os demais, serão disponibilizadas, diariamente, senhas fornecidas pela 1ª Vara Judicial, no saguão do Foro. Boldrini, Graciele, Edelvânia e Evandro ficarão lado a lado durante o julgamento, no mesmo espaço destinado aos seus advogados. Quando o réu for chamado para prestar depoimento, ficará em uma cadeira em frente à juíza.
TRANSMISSÃO
O julgamento será transmitido ao vivo em GaúchaZH com imagens e informações da equipe de reportagem que estará em Três Passos.
SEGURANÇA
Equipe do TJ, Susepe e Brigada Militar farão segurança no prédio e no entorno. Não é permitida aglomeração de pessoas na frente e na lateral do Fórum, onde haverá somente expediente interno. Carros e caixas de som também estão proibidos.