Uma estrutura montada há cerca de 15 dias para atender visitantes da cascata do Garapiá, em Maquiné, Litoral Norte gaúcho, foi alvo de vandalismo no final da noite de sábado (2). Criminosos destruíram e atearam fogo em dois banheiros e em um espaço usado como almoxarifado.
Lucas Nunes de Souza, que responde pela manutenção do local, diz que o acesso à cascata para o público em geral foi fechado logo depois das 18h30min de sábado e a fumaça só foi percebida por volta de 21h. A estrutura montada recentemente ficou parcialmente destruída. No entanto, sem poder ser usada pelos turistas.
– Quem fez isso se aproveitou do horário que não tem fiscalização, somos sete pessoas atuando no local, mas todas as medidas legais estão sendo tomadas e principalmente para garantir a segurança de todos os frequentadores – ressalta Souza.
Neste domingo, a Brigada Militar esteve no local para averiguar a situação e um boletim de ocorrência foi registrado. A Polícia Civil vai investigar o caso, mas ainda não há informações sobre suspeitos ou motivação para a ação. Por isso, inicialmente, o caso é tratado como vandalismo. Souza ainda ressalta que todo o caminho foi sinalizado para orientar os turistas, mas desde então, as placas têm sido arrancadas quase que diariamente.
Souza diz que o local não é um parque e que a estrutura foi montada para atender uma demanda de moradores e de visitantes. Anteriormente ao dia 15 de fevereiro, não havia banheiros e o lixo era jogado na água e na mata. A partir desta data, houve uma decisão em conjunto com o proprietário da área em organizar uma estrutura para evitar danos ambientais e riscos aos frequentadores. Atualmente existe um controle do número de visitantes e o lixo é recolhido todos os dias. Ele ainda explica que existe uma arrecadação sem fins lucrativos, apenas para manter o local. Hóspedes de pousadas da região pagam R$ 5,00 para entrar na cascata e visitantes em excursões pagam R$ 10,00.
– Com isso, temos segurança durante as visitas e até guarda-vidas – explica Souza.
Água cristalina
Maquiné tem mais de dez cachoeiras espalhadas em área de Mata Atlântica e a mais famosa, bem como a mais frequentada, é a cascata do Garapiá, que fica no distrito de Barra do Ouro, distante 24 quilômetros do centro da cidade, pouco mais de 50 quilômetros de Capão da Canoa. A queda d´água fica em uma propriedade particular, tem 12 metros de altura e a piscina natural no entorno tem até 3 metros de profundidade. A água é cristalina.