Um adolescente em internação provisória na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) foi resgatado por criminosos, em uma estrada secundária de Estrela, no Vale do Taquari, quando era conduzido de volta à unidade da Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre, após uma audiência no Fórum daquele município, no final da tarde de segunda-feira (11). Os três agentes da Fase que o escoltavam foram deixados amarrados em um matagal.
A idade e o ato infracional que causou a internação provisória do adolescente não foram informados. Em uma estrada secundária de Estrela, o veículo da fundação foi fechado por um Corolla prata, de onde saíram três homens armados com pistolas. Um deles usava máscara cirúrgica. Os agentes, que não usam armas, foram rendidos. Com os olhos vendados, foram levados a um matagal, em Tabaí, próximo ao trevo de Paverama, onde permaneceram amarrados. Eles foram encontrados pouco tempo depois e não sofreram ferimento. O adolescente foi levado pelos criminosos.
A Brigada Militar realizou buscas pela região, mas não localizou os autores do resgate nem o adolescente. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que tenta descobrir os motivos do resgate.
De acordo com a assessoria de comunicação da Fase, o presidente da fundação, Robson Luis Zinn, determinou a abertura de expediente para apurar a ocorrência.