A Receita Federal, a Polícia Federal (PF) e a Brigada Militar (BM) apreenderam uma carga de 240 quilos de maconha na BR-471, no município de Santa Vitória do Palmar na madrugada deste sábado (19).
Com base em trabalho de inteligência e cooperação entre as instituições, foi abordado um veículo Toyota Hilux, com placas de Pelotas, que transportava 240 quilos da droga em direção ao Uruguai. O motorista, natural de Santa Vitória do Palmar, foi preso em flagrante e apresentado na Delegacia da Polícia Federal.
Na edição deste final de semana, GaúchaZH traz reportagem sobre aumento do índice de homicídios no Uruguai depois da legalização da maconha para uso recreativo.
O crescimento do número de assassinatos se dá no contexto em que a procura por droga é maior que a oferta de mercadoria legalizada.
Os criminosos se aproveitam dessa falta de estrutura do mercado formal para oferecer venda ilegal — e travam sangrenta disputa pelo domínio desse comércio. Segundo policiais brasileiros e uruguaios, grande parte dessa marijuana ilegal vem do Paraguai e chega ao Uruguai pelo Rio Grande do Sul, numa triangulação que envolve armamento e dinheiro em troca.