Um motorista da prefeitura de Cachoeira do Sul, de 52 anos, foi preso na quarta-feira (24) após assaltar a atendente de um consultório odontológico. Ele foi detido por populares.
Conforme o delegado responsável pelo caso, João Gabriel Pes, o motorista, identificado como José Luciano Vaz Machado, chegou no consultório localizado no centro da cidade pedindo por um atendimento urgente. A atendente disse que não era o horário dele, mas o homem insistiu pelo atendimento.
De acordo com Pes, a vítima concordou com a realização do procedimento e, então, o servidor anunciou o assalto. O homem usou uma faca para ameaçar a funcionária e chegou a recolher R$ 200. Em um momento de descuido, a atendente conseguiu fugir. Quando chegou na rua, pediu a ajuda de populares para deter o motorista.
Quando a Brigada Militar chegou no local, encontrou o homem imobilizado pelos moradores. Ele foi preso com a faca usada no crime e R$ 200. A atendente não se feriu. Segundo o delegado, ele está no Presídio Estadual de Cachoeira do Sul.
A prefeitura diz que o motorista começou a trabalhar no Executivo em outubro de 2008. Desde 13 de setembro deste ano ele estava em laudo médico, afastado do trabalho, e, no dia 15 de outubro, começou a contar o período de férias do servidor. A Secretaria de Administração aguarda a chegada do boletim de ocorrência para abrir sindicância contra o servidor. Além da possível punição criminal, ele pode sofrer penalidades administrativas que vão de suspensão até exoneração.
O advogado Leonardo Couto, que faz a defesa do servidor, adianta que trabalhará para reverter a prisão do cliente e garantir com que ele responda à acusação em liberdade.
O advogado acrescenta que a prisão de Machado não se justifica pelo fato de ele ser réu primário, não ter antecedentes e ser funcionário público do município.