Custeados pelos cofres públicos, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Valter Nagelstein, e o diretor geral, Omar Ferri Junior, estão participando de um roteiro pelos Estados Unidos e Japão desde o dia 20. Os gastos correm por conta da Casa. A autorização foi publicada no diário oficial, no dia 19:
Tanto Valter quanto Omar estão nos Estados Unidos e devem desembarcar no meio da semana na Ásia. Entre as atividades na viagem, estão uma visitas a departamentos de polícia, câmaras e prefeituras e a uma maratona na cidade de Kanazawa, no Japão. A viagem para os Estados Unidos foi um convite do Xerife de Los Angeles, Michael Parker, que esteve na Capital em agosto. A ida também é uma retribuição à visita de Parker. O custo que a Câmara terá será de quase R$ 52 mil, como mostram os empenhos abaixo:
Para que Omar faça a viagem, basta a autorização de Valter. A Mesa Diretora é a responsável por autorizar a saída de Valter. Não é necessário votação em plenário.
A Câmara informou que a viagem foi um convite feito pela administração da cidade de Kanazawa, que tenta o roteiro há pelo menos quatro anos. As cidades, segundo a Câmara, são irmãs, os japoneses já vieram para Porto Alegre e que seria o momento de retribuir a visita. À coluna, Valter afirmou que a Casa nunca contingenciou tantos gastos como em sua administração. À prefeitura, até o fim do ano, devolverá R$ 35 milhões, fruto de economia na Casa.
Ele afirma ainda que, como presidente de um poder, tem a mesma prerrogativa de Nelson Marchezan e que, como ele, pode viajar em missão oficial. Valter citou a viagem de Marchezan à China na semana passada para justificar sua visita a Estados Unidos e Japão.
— A maratona é apenas parte de uma programação institucional. Nosso objetivo não é esse, é de representação política de nossa cidade no âmbito da irmandade que envolve os municípios — concluiu Valter.