O policiamento segue reforçado na manhã desta quarta-feira (17) no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. No final da tarde de terça-feira (16) três criminosos em um carro passaram atirando e mataram dois homens. Outras três pessoas, entre elas, dois alunos da escola, ficaram feridas.
A principal hipótese investigada pela Polícia Civil é de que os criminosos tenham atirado aleatoriamente contra um grupo de pessoas. Segundo o delegado Rodrigo Reis, da 1° Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os dois homens que morreram não seriam o alvo dos atiradores. A escola fica em uma área dominada por uma facção ligada ao tráfico de drogas e, conforme o delegado, o crime pode ter sido cometido por integrantes de um grupo rival. No entanto, outras hipóteses também são investigadas.
- Pela forma como o fato ocorreu, a principal hipótese é de que não havia um alvo específico. Os tiros teriam sido dados aleatoriamente com o intuito de demonstrar força — disse o delegado, que agora busca câmeras de segurança próximas ao colégio e onde os criminosos abandonaram dois veículos usados na fuga. Ainda não há suspeitos do crime.
Morreram no local Jordi Junior Borba Borges, 23 anos, e Denner Teixeira, 20 anos. Nenhum deles tinha antecedentes criminais. Ficaram feridos um menino de 14 anos, uma menina de 8 anos, que eram alunos da escola, e um cadeirante de 62 anos. Todos seguem hospitalizados e conforme o delegado, não correm risco de morrer.
A Brigada Militar reforçou o policiamento na região. Segundo o comandante do 11° Batalhão, responsável pela área, são feitas barreiras com a presença do Batalhão de Operações especiais e sobrevoos do Batalhão de Aviação. O tenente coronel Douglas Soares diz ainda que houve o reforço de 10 PMs dentro do bairro e outros quatro em postos de visibilidade.
— Quando ocorre um fato como esse a Brigada Militar segue um protocolo de reforço no policiamento. Desde ontem (terça-feira) intensificamos a presença no bairro e vamos manter pelo menos até o final da quinta-feira (18) — diz o comandante.
A escola teve aulas na manhã desta quarta-feira e não houve alterações no transporte coletivo.