Suspeito de matar a mulher e esconder o corpo, Ivo Holz Tuchtenhagen, 42 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (31) em Camaquã. O cadáver de Cristina Cleuzi Vareira, 44 anos, foi encontrado no sábado (27). O suspeito não havia sido preso ainda devido à legislação eleitoral, que impede prisões, exceto em flagrante, 48 horas após o pleito.
O homem foi preso preventivamente no bairro Maria da Graça. O crime teria acontecido na residência do casal, na localidade de Capão do Café, no interior do município. O caso começou a ser investigado pela polícia como desaparecimento.
De acordo com a delegada Vivian Sander, uma filha da vítima (de outro relacionamento) procurou a polícia para informar o sumiço no dia 22. Ela relatou aos policiais que o casal havia brigado na noite de 17 de outubro — ocasião em que a vítima foi morta, segundo a investigação. Tuchtenhagen contou à jovem, no entanto, que Cristina teria ido embora. No primeiro depoimento, o marido manteve a versão de que a mulher teria deixado a casa por conta. Ele contou aos policiais que teria dado R$ 800 para a companheira.
Vizinhos do casal ouvidos pelos investigadores relataram que as brigas eram frequentes. Uma testemunha contou ter visto o homem chegar em casa de carro na madrugada. Uma blusa da vítima foi encontrada às margens de uma estrada.
No sábado (27), familiares do suspeito procuraram a polícia para contar que o homem havia confessado o crime. Conforme a delegada, em depoimento, o autor alegou que atingiu Cristina com uma facada no abdômen durante uma discussão dentro da residência.
— Ele descreveu que teve uma briga com ela. Disse que estava cozinhando, por isso tinha uma faca na mão, e no meio da discussão acabou dando uma facada na vítima — afirma a delegada Vivian Sander.
Tuchtenhagen contou que depois teria deixado o corpo da mulher embaixo da cama de um dos quartos. Ele só teria retirado o cadáver na madrugada seguinte e o transportado no porta-malas do carro até um matagal. Após o suspeito indicar aos policiais o local onde havia deixado o corpo, os bombeiros resgataram o cadáver no matagal.