A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (13) duas mulheres e um homem suspeitos de aplicar o golpe do bilhete premiado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O trio foi preso enquanto tentava enganar mais uma vítima.
Segundo a polícia, em 10 dias, pelo menos três idosos caíram no golpe, tendo um prejuízo de cerca de R$ 40 mil. Este número pode ser ainda maior, pois a polícia encontrou joias com os criminosos.
De acordo com Larissa Fajardo, titular da Delegacia do Idoso, as vítimas eram orientadas a comprar dólares em uma casa de câmbio, em vez de fazer saques em bancos. O golpe visava principalmente mulheres e idosos.
— Uma pessoa que aparenta ser muito humilde aborda as vítimas na rua e as convence a comprar dólares em troca do bilhete. Na sequência, outro estelionatário aparece, como se não se conhecessem, e convence a vítima — disse Larissa.
Os idosos eram orientados a comprar os dólares em uma casa de câmbio. Em seguida, o dinheiro era entregue aos criminosos e o falso bilhete premiado era entregue a vítima junto com uma sacola com uma quantia em dinheiro:
— No último caso, dentro da sacola havia pequenos pedaços de madeira.
A orientação da polícia é que, neste tipo de abordagem, a pessoa não demonstre interesse e procure a polícia para informar o ocorrido.