Policiais militares suspeitos de abuso de autoridade voltam nesta quarta-feira (12) ao trabalho em Caçapava do Sul, na Região Central. Porém, eles estarão sob monitoramento da Brigada Militar. A Polícia Civil e o Ministério Público investigam a conduta dos militares no atendimento a uma ocorrência durante uma festa de aniversário na cidade. As informações são da RBSTV.
O caso aconteceu no último sábado (8). Conforme a ocorrência, a Brigada Militar recebeu uma denúncia de perturbação do sossego público, em que a música na casa do aniversariante estava muito alta. Dois policiais foram até o local e pediram para que o anfitrião diminuísse o volume, porém, isso não foi feito.
Cerca de uma hora depois, os dois policiais voltaram até o local com outros cinco militares à paisana – ou seja, sem fardamento da BM. Segundo relato das vítimas, eles chegaram agredindo os participantes da festa. Um policial e outras 11 pessoas ficaram feridas. As vítimas tiveram que passar por atendimento médico, e algumas sofreram cortes e precisaram levar pontos.
Vizinhos e participantes da festa gravaram vídeos da ação. Nas gravações, é possível ouvir os disparos feitos pelos policiais, com balas de borracha, e os gritos da mãe do aniversariante, pedindo para que eles parassem. As imagens serão analisados pela Polícia Civil para a investigação. Além disso, também são ouvidos os envolvidos e as testemunhas.
Se for identificado que os militares cometeram excessos na abordagem, eles serão responsabilizados e podem ser afastados do serviço. A Polícia Civil tem trinta dias para concluir o inquérito.