Novos agentes penitenciários e agentes administrativos devem ser formados pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) nesta quinta-feira (27). Deram início no curso preparatório em julho 231 concursados, sendo 185 para agente penitenciário. Conforme a Susepe, eles serão nomeados e tomarão posse para começar a atuar no início de outubro.
A ideia é dar prioridade à Penitenciária Estadual de Porto Alegre, além de suprir carências de servidores no sistema prisional. Segundo a Susepe, ainda não há uma definição sobre a lotação dos agentes, mas o projeto é que no mínimo 80 novos servidores atuem na Penitenciária Estadual da capital. O novo presídio, construído ao lado do Presídio Central, foi entregue no dia 22 de setembro, com ajustes pedidos pelo governo. Agora, começa a fase de mobiliário e de instalações de equipamentos. Não há ainda uma data fixada para a inauguração da casa prisional, porém, a expectativa é que ocorra na primeira quinzena de outubro, já com a chegada dos novos agentes.
Os agentes penitenciários mais antigos no quadro de servidores terão a possibilidade de pedir realocação, e os novos formados podem substituir o efetivo nos presídios onde estavam. Porém, o objetivo é garantir agentes para a nova penitenciária.
Já o Instituto Geral de Perícias (IGP) marcou para 11 de outubro a formatura de 88 dos 106 aprovados em concurso. O curso de preparação começou em junho. São 30 peritos criminais, 31 médicos legistas e 27 técnicos em perícia.
O IGP tem cerca de 16 mil perícias por fazer há mais de seis meses no Rio Grande do Sul, o que representa 88% do total de laudos em aberto.
Ainda há outros aprovados em concurso da Susepe que não foram chamados pelo governo gaúcho. Na última terça-feira (18) eles realizaram um protesto, em frente à sede da Secretaria de Segurança Pública, na Rua Voluntários da Pátria.