Uma operação da Polícia Federal (PF) prendeu duas pessoas em flagrante e encontrou um laboratório caseiro de fabricação de bebidas falsas, na manhã desta terça-feira (4), na Serra gaúcha. Os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul e Flores da Cunha.
De acordo com o delegado Noerci da Silva Melo, as duas prisões ocorreram em Caxias. Uma delas foi no bairro Cruzeiro, onde funcionava o laboratório, e a outra no bairro Rio Branco. Nesse bairro, os agentes apreenderam garrafas e álcool puro. Segundo o delegado, os criminosos utilizavam recipientes vazios de famosas marcas de bebidas e os preenchiam com uma mistura padrão composta, basicamente, por álcool, xarope, corante e adoçante.
— A bebida era a mesma, só mudava o rótulo — explica o delegado.
Conforme Melo, as bebidas falsificadas eram comercializadas nas redes sociais, mas também vendidas a casas noturnas, onde eram vendidas por preços que variavam de R$ 18 a R$ 22.
A investigação da PF começou em janeiro, devido à suspeita de compra de bebidas importadas sem o pagamento de impostos. A apuração continua, agora, para comprovar se também era feita a compra de bebidas falsas pelos suspeitos.
Os envolvidos responderão por crimes contra as relações de consumo e associação criminosa, cujas penas podem chegar a oito anos de reclusão. Como a investigação ainda está em andamento, os nomes dos presos e dos estabelecimentos investigados não foram divulgados pela PF.