O governo do Estado atrasou a divulgação dos dados da criminalidade no Rio Grande do Sul referentes a agosto de 2018. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os números da violência, que são apresentados entre os dias 10 e 15 de cada mês, não foram divulgados por problemas internos de agenda.
Após ser procurada, a pasta prometeu divulgar os dados até a tarde desta sexta-feira (21). A SSP descarta que o atraso seja por algum eventual aumento nos homicídios, que começaram a apresentar queda no segundo semestre do ano passado.
Os números são apresentados mensalmente desde junho de 2018. Nos últimos três governos estaduais, os critérios de divulgação dos indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul foram alterados, pelo menos, 11 vezes. Os dados norteiam análises sobre a incidência da criminalidade e também servem para indicar a eficácia ou fracasso de medidas adotadas no combate à violência.
A SSP, que foi consultada sobre as constantes alterações em junho deste ano, considera "natural este tipo de evolução na área da Segurança Pública". A pasta diz que divulga os números a cada mês para aumentar a transparência e o acesso aos dados e que não está em atraso com a lei.