O Teatro de Arena de Porto Alegre foi arrombado e teve equipamentos furtados entre a noite de quinta-feira (6) e a manhã do feriado de Sete de Setembro. Localizado nos altos do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, o teatro administrado pelo governo do Estado passava por uma reforma desde 2015 que deveria se encerrar em outubro, quando a casa de espetáculos comemora o aniversário de 50 anos. Shows vinham sendo realizados para arrecadar recursos.
O furto ocorreu após as 20h de quinta-feira, quando se encerrou um ensaio no teatro. O crime foi percebido por volta das 12h desta sexta-feira (7) pelo vigilante do local, que encontrou a porta de ferro sem corrente e violada. Para entrarem no recinto, uma porta de madeira maciça também foi violada.
— Quando me ligaram comunicando, desatei a chorar. Porque vínhamos há anos recuperando o espaço, e achei que tudo tinha sido perdido. Entre materiais comprados e doaços, entre R$ 70 mil e R$ 80 mil foram investidos ali. Felizmente, foi menos grave do que poderia ter sido — conta o diretor do espaço, Clóvis Rocha.
Segundo o diretor, a ocorrência não foi mais grave por dois motivos. Primeiro, porque provavelmente os ladrões não sabiam o que estavam roubando. Roubaram alguns equipamentos de pouco valor, como carcaças de canhões de luz, e deixaram outros bem mais valiosos, como as mesas digitais. E o segundo motivo é que possivelmente voltariam ao local à noite para levar outros equipamentos mais pesados, como microfones e canhões de luz, objetos que os vigiais encontraram separados e encaixotados perto da porta.
Na tarde desta sexta-feira, Clóvis e outros funcionários fizeram um balanço do que foi levado a fim de registrar ocorrência policial: um projetor, cinco canhões de luz, duas escadas, cinco refletores de alumínio e cerca de 30 lâmpadas de diferentes funções e valores, além de alguns pertences de funcionários, que tiveram os armários arrombados e revirados. Nenhum valor em dinheiro foi levado.
Vigias farão a segurança no espaço durante a noite e, neste sábado (8), um novo sistema de trancas, mais seguro, será instalado. Imagens de câmeras de vigilância do Centro Histórico já foram solicitadas às autoridades.