Dois homens, de 25 e 18 anos, e um adolescente, de 17, foram presos no início da tarde deste sábado em Palmeira das Missões. De acordo com a Brigada Militar, eles fazem parte de uma facção criminosa e são suspeitos de ter participado da chacina no bairro Planalto, em Caxias, na noite de quinta-feira (2) — outras duas pessoas foram mortas no Panazzolo e no Castelo em horário próximo aos quatro assassinatos do Planalto.
Os três estavam em um veículo que trafegava pela ERS-569 e bateu em dois automóveis estacionados no Posto Santa Rita, às margens do km 3. Após o acidente, eles fugiram a pé em direção a Passo Fundo. O veículo foi abandonado em um posto de combustíveis, com munição de revólver calibre 38 e 10 cartuchos de pistola 9 mm. A placa era de um veículo que foi roubado no dia 6 de julho.
A perseguição ao trio durou aproximadamente sete horas e teve a participação de pelo menos 15 policiais do Pelotão de Operações Especiais de Palmeira das Missões.
A polícia encontrou dois dos suspeitos próximo ao cemitério da Incobrasa, a cerca de dois quilômetros do posto. O terceiro foi localizado na Estação Rodoviária de Palmeira das Missões, a 4 quilômetros do posto. Tanto a mochila com a droga quanto o armamento teriam sido escondidos ou perdidos durante a fuga.
A suspeita de participação na chacina ocorrida na quinta-feira (2), se deu após a prisão dos jovens e a comunicação à polícia do município da Serra. Segundo a Brigada Militar, o trio estaria na cidade para entregar drogas e planejava alguns roubos na região. A polícia afirma que os três estariam em Palmeira das Missões para executar um alvo ligado a facção contrária.
O adolescente de 17 anos apreendido tem passagens por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Caxias do Sul, na Serra. O jovem de 19 anos detido tem passagens por ameaça e tráfico de drogas. Os dois homens foram levados ao Presídio Estadual de Palmeira das Missões. Já o jovem de 17 anos foi encaminhado ao conselho tutelar.
Na quinta-feira (2), quatro pessoas foram executadas a tiros na Rua Natal Idalino Fadanelli, por volta das 20h01min. As vítimas Cássia dos Santos Valadão, 21 anos – que estava grávida de oito meses –, Tatiane Vidal da Silva, 19 anos, José Wiliam Oliveira Machado, 22 anos e Emerson Dias da Cruz Ferreira, 38 anos, foram atingidas por tiros de pistola calibre 9mm no tórax e na cabeça.