Uma das vítimas da chacina com quatro mortos registrada na noite desta quinta-feira (2) em Caxias do Sul estava grávida de oito meses. A noite violenta na cidade da Serra registrou seis assassinatos em intervalo de uma hora.
A chacina ocorreu no bairro Planalto por volta das 20h10min. Duas mulheres e dois homens foram executados com tiros de pistola na Rua Natal Idalino Fadanelli.
Em entrevista a GaúchaZH, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, major Emerson Ubirajara de Souza, afirmou que os casos estariam ligados ao tráfico de drogas. No entanto, até o momento não há informação que relacione os homicídios entre si.
O comandante afirma que receberá apoio das forças de segurança de Porto Alegre, do Batalhão de Operações Especiais, e que será lançada uma operação para combate a homicídios em Caxias do Sul nesta sexta-feira (2).
Entenda os casos
Pelo menos seis pessoas foram assassinadas, na noite desta quinta-feira (2), em Caxias do Sul, na Serra. Os crimes ocorreram nos bairros Castelo, Panazzolo e Planalto. Os crimes foram registrados entre 19h30min e 20h10min.
No bairro Planalto, quatro pessoas foram executadas a tiros, na Rua Natal Idalino Fadanelli, por volta das 20h10min. As vítimas foram identificadas como Cássia dos Santos Valadão, 21 anos – que estava grávida de oito meses –, Tatiane Vidal da Silva, 19 anos, José Wiliam Oliveira Machado, 22 anos, e Emerson Dias da Cruz Ferreira, 38 anos. Eles foram atingidos por tiros de pistola calibre 9mm no tórax e na cabeça.
Minutos antes, no bairro Panazzolo, Maicon Ricardo Bordin, 40 anos, foi morto a tiros na Rua Santo Cerone. A vítima, não identificada oficialmente pela polícia, participava de uma confraternização em uma lavagem de carros quando dois criminosos chegaram a bordo de uma motocicleta e dispararam contra o homem. Informações preliminares dão conta de que ele foi atingido por pelo menos oito tiros. Ninguém foi preso até o momento.
A sexta morte ocorreu em um bar no bairro Castelo. A vítima foi identificada como Luis Eduardo Biegelmeyer dos Santos, 34 anos. A Brigada Militar de Caxias do Sul analisa se as mortes ocorreram de forma simultânea, ou seja, se teriam sido ordenadas.
Depois de um mês de julho violento, com 21 assassinatos, os casos desta quinta-feira são os primeiros registrados em agosto. Em 2018, Caxias teve 80 mortes violentas.