A Operação Cronos - deflagrada pela Polícia Civil em diversos estados do Brasil para coibir homicídios, feminicídios, tentativa de assassinato e descumprimentos da lei Maria da Penha - resultou na prisão de um jovem em Santa Maria, suspeito de ter matado outro por conta de uma caixa de som. O crime aconteceu no dia 11 de agosto, véspera de dia dos pais, na Gare da Estação Férrea.
Conforme o Delegado de Homicídios Gabriel Zanella, o jovem de 24 anos teria armado uma emboscada para matar a vítima, Douglas Moreira dos Santos, de 27 anos. Ele alegou ter agido em legítima defesa. O nome dele não foi divulgado pela polícia.
No fim da tarde de 11 de agosto, o autor do crime teria roubado a caixa de som de Douglas, e disse à ele que fosse até um ponto específico da Gare para buscar o objeto. Chegando lá, Douglas foi alvejado com pelo menos quatro tiros.
O jovem foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria. A operação Cronos já prendeu pelo menos 23 pessoas em todo o Rio Grande do Sul. O nome da ação faz alusão ao tempo de vida retirado das vítimas.