Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela Brigada Militar (BM) mostram Fabiano Rodrigues da Silva sendo preso na noite de sexta-feira (17) por policiais militares no entorno do Presídio Central, na zona leste de Porto Alegre. O homem estava com um equipamento improvisado para jogar maconha e cocaína sobre o muro da cadeia nas proximidades dos pátios dos pavilhões G e F.
O diretor do Presídio Central, tenente-coronel Carlos Magno, diz que o monitoramento da ação criminosa estava ocorrendo desde março. Ele acredita que a tática inusitada foi desenvolvida porque houve um aumento no número de revistas no interior da casa prisional, inclusive com uso de scanner e de detectores de metais.
O oficial diz que há várias imagens em diferentes ocasiões com pessoas arremessando drogas e materiais ilícitos para a cadeia com o uso do equipamento improvisado. Tratam-se de dois canos de plástico, com um metro de comprimento cada, que são usados para impulsionar objetos de fora para dentro do presídio.
A Polícia Civil vai investigar o fato e, por enquanto, não se sabe se a mesma pessoa aparece em outras imagens. Em todos os casos, os suspeitos estavam de capacete e chegavam até o muro conduzindo uma moto.
Somente no primeiro semestre deste ano, o comando do Presídio Central apreendeu mais de 100 quilos de drogas e cerca de 240 celulares em revistas.