O secretário da Segurança Pública, Cézar Schirmer, garantiu reforço ao efetivo de Canguçu, cidade de 55 mil habitantes, no sul do Estado. Em pouco mais de um mês, o município foi alvo de dois violentos assaltos a banco, com tiroteios e explosões. O último ocorreu por volta da 1h deste sábado (11), tendo como alvo uma agência da Caixa Econômica Federal, e terminou com um policial civil baleado e o líder da quadrilha morto.
Schirmer diz ter confirmado o reforço ao prefeito do município, Vinicius Pegoraro, em reunião nesta semana. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), no entanto, ainda não confirmou a data em que os policiais devem ser enviados ao município.
O chefe do executivo local reclama da insegurança e descreveu o ocorrido na madrugada deste sábado como "aterrorizante".
— O efetivo aqui não é suficiente. (A violência) É uma questão preocupante em todo o Estado. Canguçu tem características muito diferentes da maioria dos municípios gaúchos. Nossa grande extensão territorial e a grande população concentrada na zona rural demandam muita preocupação — explicou o prefeito.
Em nota, Schirmer enalteceu a reação dos policiais ao ataque da quadrilha. O secretário também aproveitou para criticar, novamente, a falta de segurança em agências bancárias.
— Os bancos têm atrativos para o crime: dinheiro e armas. Por isso, eles têm de ter responsabilidade com sua própria segurança, seu patrimônio, seus clientes, seus funcionários e com a comunidade do entorno. É uma questão de responsabilidade social — destacou.
Um outro ataque a uma agência bancária foi registrado no município na madrugada de 5 de julho. Segundo a Brigada Militar, um grupo de assaltantes explodiu o Banco do Brasil no centro do município por volta das 3h20min. Antes da ação, os criminosos provocaram um apagão, deixando quase toda a cidade sem energia elétrica.