Criminosos trocaram tiros com a Guarda Municipal de Novo Hamburgo, na manhã desta sexta-feira (6), durante uma tentativa de assalto a banco. O crime ocorreu em uma agência Santander na esquina da Avenida Pedro Adams Filho com a Rua Joaquim Nabuco, no centro da cidade. Este é o sexto ataque a agências bancárias no Estado, em cinco municípios, em pouco mais de 24 horas.
Segundo a Brigada Militar, três assaltantes armados com pistolas e fuzil entraram pela porta dos fundos do banco às 9h09min, poucos minutos após a abertura da agência — o horário de funcionamento foi antecipado nesta sexta-feira em razão do jogo do Brasil na Copa do Mundo. O grupo, então, rendeu funcionários e os clientes que já aguardavam atendimento e, em seguida, recolheu o dinheiro dos caixas. Um carro-forte havia acabado de abastecer a agência com malotes de dinheiro, mas não há informações se esta quantia também foi levada pelo trio.
Ao saírem pela porta da frente da agência, depararam com uma guarnição da Guarda Municipal e dispararam contra os agentes com o fuzil, a cerca de 100 metros do banco. Não houve feridos.
— A gente estava ali na outra esquina, na outra praça, quando um transeunte passou a informação que estava ocorrendo um assalto ao banco Santander. Chegando na esquina, a gente percebeu que estava saindo um dos assaltantes com um malote na mão, ou algo semelhante a um malote. A gente tentou abordar ele, deu voz de comando para ele parar, mas ele não parou, puxou a arma e disparou contra a guarnição. A gente se abrigou do fogo. Para evitar de acertar algum transeunte, a gente optou por não revidar a ação deles — relata o guarda municipal Fabiano Rafael da Cruz, que atendeu a ocorrência.
Os bandidos fugiram a bordo de um automóvel modelo Cruze — reforçado com chapas de aço nas portas e no vidro traseiro — e espalharam miguelitos (pedaços de metal perfurante retorcido) no trajeto. O veículo foi abandonado e incendiado na Rua Bento Manoel, nos fundos do Hospital Geral de Novo Hamburgo. Policiais encontraram placas de aço colocadas nas portas do veículo.
O delegado Tarcísio Lobato Kaltbach, da 1ª DP de Novo Hamburgo, afirma que os criminosos tinham a chave da porta dos fundos da agência bancária e estavam encapuzados.
— Nos chamou a atenção que possuíam a chave. Adentraram na agência e renderam os dois vigilantes. Eles estavam armados, anunciaram o assalto e subtraíram uma pequena quantidade de valor que possuía no caixa — disse o delegado. — Não houve arrombamento, a porta estava fechada e foi encontrada uma chave na fechadura.
A Brigada Militar faz buscas pela região, e até as 11h10min não havia informações sobre prisões.
Onda de ataques
O Rio Grande do Sul registrou desde a madrugada de quinta-feira (5) seis ataques a banco, em cinco municípios diferentes.
Canguçu e Maximiliano de Almeida
O primeiro foi por volta das 3h15min de quinta-feira, em Canguçu, na zona sul do Estado. Criminosos explodiram uma agência do Banco do Brasil, mas antes promoveram um apagão na energia elétrica da cidade, segundo a Brigada Militar. Na fuga, incendiaram um caminhão na BR-392.
Por volta do mesmo horário, ainda houve o registro de um arrombamento de uma agência do Banco do Brasil em Maximiliano de Almeida, no norte gaúcho. Os bandidos fugiram após o alarme do local disparar e na fuga também espalharam miguelitos pelas vias.
Jaquirana
Na tarde de quinta-feira, em Jaquirana, na Serra, teve outra ação criminosa. Ladrões fizeram um cordão humano com reféns e assaltaram dois bancos e dois estabelecimentos comerciais. Nas buscas policiais, três bandidos morreram em dois confrontos com brigadianos em uma área de mata fechada.
No primeiro tiroteio, com os criminosos armados com fuzis, dois deles foram mortos ainda na parte da tarde. Já à noite, no segundo confronto, outro criminoso foi morto e um foi preso. Nesta ocasião, a Brigada Militar recuperou todo o dinheiro roubado dos bancos, cerca de R$ 450 mil. Armas foram apreendidas, como fuzis e pistolas. Um quinto suspeito segue foragido. As buscas foram retomadas na manhã de hoje.
Boa Vista do Incra
Por volta de 3h30min desta sexta-feira ocorreu mais um ataque a banco com explosivo no Estado, o segundo com explosão. A ocorrência no Banrisul de Boa Vista do Incra, no Noroeste, envolveu quatro bandidos. A cidade com 2,5 mil habitantes estaria sem policiamento no momento do fato.
Os criminosos teriam levado dinheiro de um dos caixas eletrônicos, mas tentaram também explodir o cofre da agência. Os bandidos espalharam miguelitos em vias da região durante a fuga. A Brigada Militar realiza buscas, a Polícia Civil procura imagens de câmeras de segurança e a perícia foi acionada.