A Brigada Militar informou, na manhã desta sexta-feira (6), que recuperou todo o dinheiro roubado na tarde de quinta-feira (5) de duas agências bancárias da cidade de Jaquirana, na Serra. Na ação, dois estabelecimentos comerciais – um posto de combustíveis e uma lotérica – também foram atacados pelos criminosos.
Pelo menos cinco bandidos, que fizeram cordão humano com reféns, roubaram cerca de R$ 450 mil e trocaram tiros com policiais militares em dois confrontos em área de mata fechada. Três criminosos foram mortos, um suspeito foi preso e outro segue foragido.
A informação sobre a recuperação do dinheiro foi confirmada em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, pelo comandante do 1º Batalhão de Áreas Turísticas de Gramado, tenente-coronel Gilson Wagner de Oliveira Alves (ouça abaixo). Segundo ele, um helicóptero da corporação foi acionado para auxiliar nas buscas.
Foi o piloto da aeronave quem localizou o veículo usado na fuga pela quadrilha. Uma equipe de 30 policiais entrou em uma área de mata fechada, na região, onde os ladrões estariam escondidos.
Ainda pela tarde, houve o primeiro confronto – quando dois bandidos foram mortos. À noite, ocorreu novo tiroteio, quando um terceiro criminoso morreu e um suspeito foi preso. Nesta ação, os PMs apreenderam o valor roubado das agências, além de fuzis e pistolas.
As buscas pelo quinto envolvido nos ataques foram retomadas na manhã desta sexta. A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) investiga o caso.
O delegado João Paulo de Abreu vai se pronunciar sobre os roubos durante a tarde. Os nomes dos mortos e do ladrão preso não foram divulgados até a publicação desta matéria.