Uma operação realizada pela Delegacia de Homicídios de Gravataí apreendeu, nesta quinta-feira (21), três veículos e um imóvel que pertenciam a um traficante apontado como líder de uma facção que atuava no bairro Rincão da Madalena. De acordo com o delegado Felipe Borba, os bens apreendidos somam cerca de R$ 200 mil.
O homem – que não teve a identidade divulgada pela polícia – foi indiciado em 2015 por sete homicídios cometidos em Gravataí e ficou foragido até março deste ano, quando foi preso. Atualmente, cumpre pena na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas.
Segundo o delegado, o imóvel, em Tramandaí, foi utilizado pelo traficante como esconderijo na época em que estava foragido. Um dos veículos também foi apreendido na cidade do Litoral Norte – os outros dois estavam em Gravataí e em Charqueadas e eram utilizados por comparsas do criminoso.
A Justiça autorizou que a Delegacia de Homicídios passe a usar os três automóveis apreendidos no trabalho policial. Os modelos dos veículos não foram divulgados.
De acordo com a investigação, após ser indiciado, o criminoso delegou que outra pessoa da facção comandasse o tráfico de drogas no bairro Rincão da Madalena — conforme dados da Polícia Civil, a região liderou as estatísticas de homicídios em 2017. Este substituto também foi preso pela polícia nos primeiros meses deste ano.
— A gente identifica que ocorreu enfraquecimento do tráfico no Rincão da Madalena após a prisão dele. Também prendemos a pessoa a quem ele delegou a atividade de gerenciar o tráfico ali. Hoje, com a retirada desses bens, a gente acredita que ele vai ter dificuldades de retomar a atividade na região — diz Borba.