O Instituto Geral de Perícias (IGP) iniciou nesta terça-feira (19) o curso preparatório para os aprovados no concurso público realizado no ano passado. Dos 106 candidatos aprovados, 88 iniciam o processo preparatório. A aula inaugural teve início às 9h30min no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Capital. O curso tem duração de três meses.
Dos 88 que iniciam o curso, 30 são peritos, 31 são médicos legistas e 27 são técnicos em perícia. A previsão é de que em outubro eles já estejam na ativa, se somando aos atuais 620 funcionários do instituto. Os outros 18 aprovados desistiram da vaga. O IGP já iniciou o processo de seleção dos próximos classificados e pretende preencher essas vagas nos próximos dias.
Ainda não estão definidas para quais regiões os aprovados serão enviados. Em abril, uma reportagem de GaúchaZH apontou um déficit no quadro de funcionários do IGP. O número de servidores naquele momento era 38% do considerado ideal.
Concurso da Susepe
Em relação aos 720 aprovados no concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), os últimos 281 já realizaram os exames médicos e iniciam o curso preparatório na primeira quinzena de julho. Os outros 431 concluíram o curso e já estão trabalhando. Esses aprovados irão atuar no anexo do Presídio Central e na penitenciária de Bento Gonçalves. Os dois prédios estarão concluídos no mês de dezembro.