A chacina que deixou sete mortos em Viamão, na noite desta segunda-feira (18), é a maior já registrada em sete anos na Região Metropolitana, segundo levantamento da editoria de Segurança dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho, iniciado em 2011. Quatro mulheres e três homens foram mortos em três ruas da Vila Augusta.
A ocorrência desta segunda é a terceira deste tipo de crime em Viamão. A última foi há pouco mais de um mês, no bairro Esmeralda, e deixou três mortos. Ao todo, 13 pessoas já foram mortas vítimas de chacina na cidade este ano.
Até então, o maior número de vítimas era cinco — com três casos, sendo dois em 2017 e um em 2016. A ocorrência mais recente registrada com este número aconteceu no final de dezembro do ano passado na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Na ação, as vítimas foram mortas em duas casas por oito criminosos que chegaram armados.
De um total de ao menos 432 mortos na Região Metropolitana neste ano, 49 morreram em casos de chacinas, o que representa 11% do montante. Esta é também a segunda chacina ocorrida na Grande Porto Alegre em menos de uma semana: no sábado, quatro pessoas foram executadas no bairro Belém Novo, na Capital.
MAPA: clique nos ícones para ver mais informações sobre as ocorrências