Uma troca de tiros entre traficantes rivais na manhã desta quarta-feira (30) na Vila Maria da Conceição causou confusão e medo entre moradores da região localizada no bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre. Alguns disparos atingiram residências e a polícia está averiguando se também acertaram o muro da escola de ensino fundamental Pequena Casa da Criança, que teve as atividades suspensas na parte da tarde. Buscas são realizadas na região. A informação inicial é de que quatro suspeitos foram presos e um dos criminosos foi baleado.
A supervisão da escola Pequena Casa da Criança, na rua Mário de Artagão, informou que o estabelecimento de ensino ficou em meio ao tiroteio. Professores e assistentes protegeram todas as crianças, que têm entre dois e 10 anos de idade. Todos se deitaram no chão e ficaram impedidos de sair. As aulas do período da tarde foram suspensas. A polícia teve de escoltar alunos, pais e professores durante a saída do prédio.
Dezenas de viaturas e um helicóptero estão sendo usados nas buscas aos criminosos. Participam da ação Polícia Civil, Brigada Militar e Força Nacional de Segurança. De acordo com a investigação policial, integrantes de uma facção criminosa resolveram invadir o local e assumir pontos de venda de drogas na Vila Maria da Conceição. A Brigada Militar ainda informou que até o momento foram apreendidos munição, celular, cinco carregadores e duas armas, sendo uma delas considerada de grosso calibre.